terça-feira, 13 de novembro de 2012

Bom momento da história ambiental no Brasil

Para inaugurar o blog do Grupo de Trabalhos História Ambiental, vinculado à Anpuh-RS, nada melhor do que comemorar o bom momento vivido pelos pesquisadores brasileiros nesse campo historiográfico.

Em 2012, foi realizado o Segundo Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, na UFSC, Florianópolis, onde foi muito fácil perceber o grande crescimento do número de trabalhos apresentados, em relação ao encontro de 2010. 

Palestras, livros e dossiês se multiplicam. Nos últimos meses, foram publicados importantes dossiês em revistas acadêmicas.

Cadernos de História, PUC-Minas

Dossiê História Ambiental: Link


A Revista História Oral teve que ser dividida em 2 números, pois  a grande quantidade de artigos causou problemas técnicos:

Dossiê - História, natureza, cultura e oralidade - I: Link

 Dossiê - História, natureza, cultura e oralidade - II: Link


Revista Tempos Históricos

Dossiê História e Natureza: Link


Ainda há muito a ser pesquisado na área. Especialmente num país com diversidade cultural e biológica tão ricas como o Brasil, um enorme leque de oportunidades se abre aos historiadores. Num momento em que as questões ambientais são tão importantes, nós podemos agregar grande contribuição ao debate.  
Esperamos, enquanto grupo de estudos, colaborar nas discussões e no desenvolvimento desse campo de pesquisa no Rio Grande do Sul, bem como na divulgação de pesquisas realizadas em outros estados e até mesmo outros países. 




Vida longa ao GT História Ambiental RS!



Um comentário:

  1. Parabéns a iniciativa da colega Elenita e ajuda do Bread, pela construção desta importante ferramenta de discussão entre os historiadores ambientais e todos os interessados pelas reflexões e ações ambientalistas. Estamos dando os primeiros passos do nosso GT de História Ambiental da Associação Nacional de História/RS. Força e vida longa ao GT, força e vida longa às lutas socioambientalistas.
    Daniel Prado

    ResponderExcluir