domingo, 9 de novembro de 2014

GT lança coletânea sobre história ambiental no Rio Grande do Sul

O GT História Ambiental da Anpuh-RS promove o lançamento da coletânea História ambiental no Rio Grande do Sul, editada pela UNIVATES, de Lajeado-RS. Organizado ao longo de 2014 pelos integrantes do GT Elenita Malta Pereira, Fabiano Quadros Rückert e Neli Galarce Machado, o livro é a primeira obra coletiva sobre o tema já publicada no RS. 

Capa do livro

O lançamento ocorrerá na Feira do Livro de Porto Alegre, dia 16 de novembro de 2014. Haverá dois momentos, um para debate e outro para a seção de autógrafos , conforme os dados abaixo:

16/11/2014, Feira do Livro de Porto Alegre
Debate: 14:30, na SALA OESTE DO SANTANDER CULTURAL
Autógrafos: 16 horas, no MEMORIAL DO RIO GRANDE DO SUL, Térreo
O livro já está à venda na banca 69, da Livraria Palmarinca e, no dia 16/11, na Banca dos Autógrafos.


História Ambiental no Rio Grande do Sul é a primeira coletânea de história ambiental gaúcha. Os textos, divididos em três grandes seções: “Cidades e rios”, “Florestas, migrações e ruralidades”, “Arqueologia e viajantes”, revelam a disposição dos seus autores de contribuir para a compreensão das representações e práticas sociais constitutivas das interações entre humanos e o ambiente natural no Rio Grande do Sul. 

Constam do livro dez artigos, escritos por historiadores que pesquisam a relação entre humanos e natureza no Estado:

Cidades e rios: “Os banhados do rio dos Sinos e a História Ambiental da cidade de São Leopoldo- RS”, por Fabiano Quadros Rückert e Marluza Marques Harres; “A luta ambiental via jornalismo em Rio Grande: As Crônicas Ecológicas do ambientalista Luiz Felipe Pinheiro Guerra”, por Bread Soares Estevam e Elenita Malta Pereira; “A poluição do Guaíba e de suas praias em Porto Alegre a partir dos anos 1960”, por Antônio Dias Prestes. 
Florestas, migrações e ruralidades: “Os significados da floresta: Elementos para uma história ambiental da colonização alemã no Rio Grande do Sul”, por Juliana Bublitz; “Dominar o sertão e promover o progresso: O uso da região de Floresta Subtropical no Vale do Rio Pardo (Séc. XIX)”, por José Paulo Eckert; “Campos da Vacaria dos Pinhais: Migrações, indústria madeireira e meio ambiente”, por Esther Zamboni Rossi e Eunice Nodari; “A Guerra da Laranja: A luta de José Lutzenberger pela citricultura ecológica no Vale do Caí-RS (anos 1980)”, por Elenita Malta Pereira. 
Arqueologia e viajantes: “Arqueologia e história ambiental no Vale do Taquari: Práticas de descarte de resíduos sólidos no contexto dos séculos XIX e XX”, por Natalia Devitte, Neli Galarce Machado e André Jasper; “Assentamentos humanos pré-coloniais e pesquisas arqueológicas: Configurações ambientais”, por Fernanda Schneider, Sidnei Wolf, Marcos Kreutz e Neli Galarce Machado; “Visões da natureza do Rio Grande de São Pedro: Relatos de viajantes sobre a utilização dos recursos na província (1808-27)”, por Dilson Vargas Peixoto e Taciane Umpierre de Moraes. 

Sobre os organizadores: 
Elenita Pereira é Mestre e Doutoranda em História na UFRGS. 
Fabiano Rückert é Mestre e Doutorando em História na UNISINOS. 
Neli Machado é Doutora em Arqueologia (USP) e Professora de História na UNIVATES. 

História Ambiental no Rio Grande do Sul 
Elenita Pereira, Fabiano Rückert, Neli Machado (Orgs.) 
Editora Univates, 2014 
224 páginas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário