sábado, 28 de novembro de 2015

Defesa de Doutorado de Fabiano Rückert

Convidamos a tod@s para a defesa da Tese de Doutorado do professor Fabiano Rückert. Veja abaixo o local e data da defesa. 


Título da Tese:
O SANEAMENTO E A POLITIZAÇÃO DA HIGIENE NO RIO GRANDE DO SUL (1828-1930)

Data: 07 de Dezembro de 2015

Horário: 9 horas - manhã

Local: UNISINOS - Centro de Ciências Humanas

A defesa é aberta ao público e tod@s @s interessad@s são bem vind@s.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Reunião do GT em 29 de agosto de 2015

Convidamos a todos e todas para a reunião do GT História Ambiental-RS:

Data: 29 de agosto de 2015
Horário: 14 horas
Local: Sede da ANPUH-RS

E​ndereço: Rua Caldas Júnior, 20

Sala 24 – Centro
Porto Alegre- RS​

​Elenita Malta e Fabiano Rückert
Coordenação do GT História Ambiental-RS​

quarta-feira, 27 de maio de 2015

As Questões Ambientais nas Fontes do Judiciário

Divulgamos participação da Prof. Elenita Malta Pereira, coordenadora do GT História Ambiental da ANPUH-RS, na mesa "As questões ambientais em retrospectiva no judiciário do RS", evento organizado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.


O evento fez parte da 13ª Semana Nacional dos Museus - "Museus para uma sociedade sustentável" - e ocorreu no sábado, dia 23 de maio de 2015, no Palácio da Justiça, em Porto Alegre.


Elenita ministrou a palestra "As questões ambientais nas fontes do judiciário", comentando sobre a importância dos processos judiciais para se estudar a história ambiental do estado. Ela apresentou também um resumo de suas pesquisas de mestrado e doutorado, que utilizaram essas fontes.



Participou também da mesa a Juíza de Direito Patrícia Antunes Laydner, do SGA/Ecojus e Doutoranda em Direito Ambiental pela Faculdade Jean Monnet da Universidade París-Sud, que ministrou a palestra "A Evolução da Questão Ambiental no Âmbito do Poder Judiciário". A juíza enfatizou que as questões ambientais terão melhor tratamento pelo judiciário se já constarem na formação dos futuros magistrados, e não apenas em varas dedicadas ao tema.




Como debatedor, atuou o Desembargador Otávio Augusto de Freitas Barcellos, integrante da 15ª Câmara Cível do TJ-RS e especialista em Direito Ambiental. 

O Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, Diretor do Memorial do Judiciário, foi o coordenador da mesa dos trabalhos.


Os debates na mesa foram muito proveitosos para a compreensão da importância de um espaço como o Memorial do Tribunal de Justiça do RS, que guarda uma parte preciosa da história gaúcha em suas fontes. O GT História Ambiental agradece o convite para participar e espera que o contato com o Memorial continue em parcerias futuras. 

Crédito das fotos: Divulgação/Memorial do Judiciário do RS.

domingo, 10 de maio de 2015

Áudio da Palestra "Exóticos ou dispersos"

Divulgamos abaixo o áudio da palestra "Exóticos ou dispersos", proferida pelo membro do nosso GT, Dilson Vargas Peixoto, para o curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria, no dia 29/04/2015. 




Atualmente a introdução de espécies exóticas é uma ameaça preocupante à biodiversidade nativa de uma região. Entretanto, se formos "voltar no tempo", veremos que muitas espécies que atualmente consideramos nativas foram uma vez "exóticas". A palestra aborda o tema no contexto do estado do Rio Grande do Sul e sua contextualização histórica. Afinal, as espécies "exóticas" não estariam apenas se dispersando?


Ouça a palestra clicando abaixo:

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Livro sobre crítica ecológica em Rio Grande-RS

Divulgamos obra organizada pelo membro do nosso GT, historiador e educador ambiental Bread Soares Estevam, contendo crônicas jornalísticas do ambientalista Luiz Felipe Pinheiro Guerra, publicadas nos anos 1970-80 no Jornal Agora, de Rio Grande-RS.



A Coluna Crônica Ecológica e a Crítica Ambiental Riograndina

Organizador: Bread Soares Estevam (Bacharel em História e Mestre em Educação Ambiental pela FURG)

Sinopse da obra: 
Considerada o grande desafio do século XXI a questão ambiental evidencia a necessidade da articulação de diversos saberes para buscar soluções inovadoras diante da complexidade dos problemas que envolve aquela temática. Destacamos o papel fundamental que os meios de comunicação exercem no processo educativo, no debate e na problematização dos temas relacionados à questão ambiental. A temática ambiental tem merecido estudos que buscam descobrir estratégias comunicacionais que contribuam para educar e sensibilizar para a adoção de novos comportamentos e atitudes por parte das pessoas em relação à natureza, e para a melhoria das condições de vida da população. O jornalismo ambiental, com um crescimento marcante nos últimos anos, em função da inclusão da natureza como pauta diária dos veículos de informação, compreende a divulgação de fatos, processos, estudos e pesquisas associadas à preservação do ambiente físico e da diversidade. Com base na reprodução das crônicas ecológicas do jornal Agora e os conteúdos divulgados naquele meio de comunicação, observamos o potencial que possuem para a sensibilização da sociedade em relação aos temas ambientais e à conservação do ambiente. Compreendemos que a mídia pode ser utilizada de forma ampla e efetiva para a educação de diversos públicos quanto à importância da proteção e do uso sustentável dos recursos naturais e do compromisso dos diversos setores da sociedade com a melhoria das condições de vida da população por meio da diminuição dos impactos negativos sobre o ambiente. É com este objetivo que organizamos a presente obra. 

Para adquirir o livro, clique AQUI.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Dossiês de história ambiental

Divulgamos a publicação de recentes dossiês de revistas acadêmicas dedicados à história ambiental. Eles contam com a participação dos coordenadores do GT, Fabiano Rückert e Elenita Malta.
Vejam nos links abaixo:


Fronteiras: Revista Catarinense de História
Dossiê "História Ambiental e Migrações"

Artigo de Fabiano Rückert: 
Ciência e Natureza nas páginas da Revista da Escola de Engenharia de Porto Alegre (1914-1930). Link AQUI.



HIB: Revista de História Iberoamericana
Dossiê “Historia ambiental y América Latina”

Artigo de Elenita Malta: 
Medio Ambiente y Dictadura en Brasil: La lucha contra la Celulosa Borregaard (1972-75). Link AQUI.