quarta-feira, 27 de maio de 2015

As Questões Ambientais nas Fontes do Judiciário

Divulgamos participação da Prof. Elenita Malta Pereira, coordenadora do GT História Ambiental da ANPUH-RS, na mesa "As questões ambientais em retrospectiva no judiciário do RS", evento organizado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.


O evento fez parte da 13ª Semana Nacional dos Museus - "Museus para uma sociedade sustentável" - e ocorreu no sábado, dia 23 de maio de 2015, no Palácio da Justiça, em Porto Alegre.


Elenita ministrou a palestra "As questões ambientais nas fontes do judiciário", comentando sobre a importância dos processos judiciais para se estudar a história ambiental do estado. Ela apresentou também um resumo de suas pesquisas de mestrado e doutorado, que utilizaram essas fontes.



Participou também da mesa a Juíza de Direito Patrícia Antunes Laydner, do SGA/Ecojus e Doutoranda em Direito Ambiental pela Faculdade Jean Monnet da Universidade París-Sud, que ministrou a palestra "A Evolução da Questão Ambiental no Âmbito do Poder Judiciário". A juíza enfatizou que as questões ambientais terão melhor tratamento pelo judiciário se já constarem na formação dos futuros magistrados, e não apenas em varas dedicadas ao tema.




Como debatedor, atuou o Desembargador Otávio Augusto de Freitas Barcellos, integrante da 15ª Câmara Cível do TJ-RS e especialista em Direito Ambiental. 

O Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, Diretor do Memorial do Judiciário, foi o coordenador da mesa dos trabalhos.


Os debates na mesa foram muito proveitosos para a compreensão da importância de um espaço como o Memorial do Tribunal de Justiça do RS, que guarda uma parte preciosa da história gaúcha em suas fontes. O GT História Ambiental agradece o convite para participar e espera que o contato com o Memorial continue em parcerias futuras. 

Crédito das fotos: Divulgação/Memorial do Judiciário do RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário