terça-feira, 13 de outubro de 2020

GT História Ambiental/RS participará do IV CEHLA em 23, 24 e 25 de março de 2021

 

 IV CEHLA 23, 24 e 25 de março de 2021 - Colóquio Discente de Estudos Históricos Latino-Americanos (CEHLA)


    O Colóquio Discente de Estudos Históricos Latino-Americanos (CEHLA) é um evento promovido e organizado pelo Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e que tem como meta promover um espaço de encontro para acadêmicos interessados em contribuir com a discussão sobre a História da América Latina.
    Dessa forma, o colóquio busca ser um espaço de diálogo e troca de experiências e conhecimento produzido na academia, para a construção, a mais plural possível, do conhecimento histórico.
    IV CEHLA, edição de 2021, tem como tema História, Democracia e Educação em Tempos de Crise

O GT de História Ambiental/RS conta com o ST 21 - História Ambiental e diálogos interdisciplinares.

ST 21 – História Ambiental e diálogos interdisciplinares

Coordenadores
Eduardo Relly (UNISINOS)
Marcos Rogério Kreutz (UNIVATES)
Janaíne Trombini (UNIVATES)
 
Através de atividades diversas e em momentos históricos distintos, a humanidade passou a modificar intensamente o ambiente natural, moldando-o às suas necessidades e interesses. A ocupação e a exploração humana de praticamente todas as áreas do planeta, mesmo as mais inóspitas, tornou-se uma marca do nosso tempo, desafiando, inclusive, as identidades ontológicas da natureza e do humano. Encontramo-nos, logo, sob a responsabilidade de encontrarmos um caminho de pesquisa que possa mapear o entendimento da complexa teia de relações que perfazem nossos ecossistemas e sociedades. A história ambiental como estudo das inter-relações entre os seres humanos e a natureza, tem recebido – visto a complexidade das questões acima levantadas -, contribuições de pesquisadores em todo o mundo; de fato, a pesquisa em história ambiental segue firme em diferentes ambientes acadêmicos e pauta temas contemporâneos como o Antropoceno, justiça ambiental e as mudanças climáticas. Com o objetivo de reunir diferentes profissionais na perspectiva da história ambiental e amplificar o espaço de debate sobre o tema, para este simpósio temático abriremos debates sobre o as pesquisas no campo da história ambiental e demais diálogos interdisciplinares. Assim, procuramos compreender os problemas, desafios, abordagens, orientações teóricas e metodológicas e convergências ligados ao tema meio ambiente com focos espaciais e temporais diversos.

Referências Bibliográficas
DRUMMOND, José Augusto. A história ambiental: temas, fontes e linhas de pesquisa. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 8, p. 177-197, 1991.
DUARTE, Regina Horta. História & natureza. Belo Horizonte (MG): Autêntica, 2005.
ISENBERG, Andrew C. (Ed.). The Oxford handbook of environmental history. Oxford, New York: Oxford University Press, 2014.
MARTINEZ, Paulo Henrique. História ambiental no Brasil. Pesquisa e ensino. São Paulo: Cortez, 2006.
MARTINS, Marcos Lobato. História e meio ambiente. São Paulo: Annablume; Faculdades Pedro Leopoldo, 2007.
PÁDUA, José Augusto. As bases teóricas da história ambiental. Estudos Avançados, Dossiê Teorias socioambientais, São Paulo, Vol. 24, n. 68, 2010.
WORSTER, Donald. Para fazer história ambiental. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 198-215, 1991.




Para maiores informações sobre as Inscrições favor acessar o site: https://cehla-unisinos.weebly.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário