Durante as exposições, ficou claro para os alunos a novidade que o "olhar ambiental" representa para o historiador e as inúmeras oportunidades que essa perspectiva oferece. Há, sem dúvida, um oceano de possibilidades para historiadores gaúchos que resolverem abraçar a área.
Abaixo, alguns registros desse momento histórico:
A Prof. Elenita , na aula "História Ambiental: colocando a natureza na história", falou sobre aspectos teórico-metodológicos da história ambiental e sugeriu problemas de pesquisa aos estudantes.
A aula do Prof. Antônio, intitulada "História Ambiental: A premente agenda socioambiental da atualidade e a história", traçou um panorama das principais questões ambientais do século 20 e apresentou pesquisas brasileiras recentes.
Os dois professores e membros do GT, na sala do Pantheón
Elenita e Antônio estão muito orgulhosos de terem participado desse momento tão importante. E não só por ter sido a primeira aula sobre a temática ambiental na História da UFRGS, mas também porque ambos têm suas formações na universidade.
O GT História Ambiental espera que novos historiadores se interessem pelo campo de pesquisa e está de braços abertos para recebê-los!
Que essa seja apenas a primeira aula de muitas outras no futuro, envolvendo a temática ambiental na UFRGS e em outras universidades do Estado.
É o GT História Ambiental já fazendo história no RS...
Nenhum comentário:
Postar um comentário