domingo, 27 de outubro de 2013

Dossiê de História Ambiental na RLAH

Com satisfação divulgamos o dossiê História Ambiental da Revista Latino-Americana de História (RLAH), organizado por Fabiano Rückert, e que conta com artigo de Antônio João Dias Prestes e resenha de Elenita Malta Pereira, todos membros do nosso GT. 



Confira o link para a revista:





segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Próxima reunião do GT História Ambiental Anpuh-RS

Convidamos a todos para nossa próxima reunião.

Terceira reunião de 2013:

05 de outubro de 2013, às 14 horas, na Sala da Anpuh-RS
Endereço: Rua Caldas Júnior, 20 
Sala 24 – Centro - Porto Alegre.

Todos os interessados serão bem-vindos!


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

II Jornada Gaúcha de História Ambiental - Melhores Momentos

Reunimos aqui um registro fotográfico da II Jornada Gaúcha de História Ambiental, realizada em 08 e 09 de agosto de 2013, na FURG, em Rio Grande. Com cerca de 180 participantes, o evento foi um sucesso, mostrando o crescente interesse na área de história ambiental. Vejam abaixo.

Palestras e mesa redonda

Mesa de abertura do evento

Palestra de abertura do Prof. José Franco (UNB)

Palestra do Prof. Franco

Professor Franco

Palestra Professora Marluza Harres (UNISINOS)

Palestra Professor Paulo Martinez (UNESP)

Professor Martinez

Palestra Prof. Solismar Martins (FURG)

Professores Solismar Martins e Daniel Prado, ambos da FURG

Mesa GT História Ambiental - Profs. Elenita Pereira, Daniel Prado e Fabiano Rückert

Mesa GT História Ambiental - Profs. Elenita Pereira, Daniel Prado e Fabiano Rückert

No saguão da FURG

Grupo de pesquisadores da UNIVATES, Prof. Franco e Prof. Elenita

Coordenação do evento: Professores Daniel Prado, Elenita Pereira, Hardalla do Valle e Taciane Umpierre


Passeio no Taim
Capivaras na Estação Ecológica do Taim, Santa Vitória do Palmar

 Franco, Martinez e Elenita, na Lagoa Mirim

Franco, Elenita, Martinez e Taciane, na Lagoa Mirim

Franco, Elenita, Martinez e Taciane, em frente a Capela do Século XIX, às margens da Lagoa Mirim

Martinez, Taciane, Franco e Elenita se aquecendo em fogão à lenha, num "bolicho" próximo à Lagoa Mirim.



quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Aula inaugural do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRS

No dia 10 de setembro, Elenita Malta Pereira e Antonio Prestes Dias (representando o GT História Ambiental Anpuh-RS) ministraram a Aula Inaugural do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, no Campus Porto Alegre. A acolhida dos alunos e do professor Eduardo Giovannini (Coordenador do curso) foi maravilhosa. Estiveram presentes mais de 50 pessoas, entre alunos e professores. Elenita e Antonio falaram sobre o que é história ambiental, relacionando com o cenário de crise contemporânea.

Aula:
História AmbientalA natureza como tema para a história num cenário de crise. 

Antonio falando do crescimento populacional


Foi uma grande honra para os dois historiadores (e para o GT como um todo) poder compartilhar desse momento com os futuros gestores ambientais do IFRS. 

Elenita abordando aspectos teórico-metodológicos da história ambiental

Elenita e Antonio também apresentaram brevemente a produção gaúcha em história ambiental. 


Alunos e professores do IFRS


Para saber mais sobre o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRS, visite o website: http://www.poa.ifrs.edu.br/?page_id=5105

domingo, 8 de setembro de 2013

Site do GT Nacional está no ar

Divulgamos o endereço na web do GT Nacional de História Ambiental, fundado no encontro da ANPUH, em Natal, no dia 25 de julho de 2013.


O site já está no ar. Faça sua visita!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Programa da FURG TV sobre a II Jornada Gaúcha de História Ambiental

A II Jornada Gaúcha de História Ambiental, realizada em 08 e 09 de agosto na FURG, em Rio Grande, foi um sucesso.
Em breve, publicaremos um post especial contando como foi o evento e fotos do mesmo.

Hoje, divulgamos vídeo do programa FM Café da FURG TV, gravado em 07 de agosto de 2013, sobre a Jornada. 
Os membros do nosso GT, prof. Daniel Prado (Coordenador) e  Hardalla do Valle falaram sobre o evento, a importância do GT, a emergência da História Ambiental e trabalhos gaúchos na área.

Clique no link abaixo para assistir no Youtube:



sábado, 3 de agosto de 2013

Criado GT de História Ambiental no Brasil



     O Grupo de Trabalho “História Ambiental” foi criado no dia 25 de julho de 2013, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante o XXVII Simpósio da Associação Nacional de História (ANPUH), em Natal-RN.  Compareceram naquela tarde 23 pesquisadores; no entanto, no momento da fundação, o GT já conta com 107 membros, ligados a diferentes instituições de ensino superior do país.

     O historiador Fabiano Quadros Rückert esteve presente na reunião em Natal, representando o nosso GT História Ambiental-RS.  Fabiano destacou o número expressivo de colaboradores na criação do GT, o trabalho do professor Ely Bergo de Carvalho (UFMG), encaminhando os preparativos para a reunião e a disposição da professora Eunice Nodari (UFSC) em incluir alguma atividade do GT no próximo Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações da UFSC, que ocorrerá em 2014. 

     A proposta de criação de um GT Nacional de História Ambiental surgiu ainda em 2011. Em 2012, durante o XXVI Simpósio Nacional de História, um grupo de pesquisadores, composto por Dora Shellard Corrêa (UNIFIEO), Ely Bergo de Carvalho (UFMG – SOLCHA), Eunice Nodari (UFSC), Gilmar Arruda (UEL), Haruf S. Espindola (UNIVALE), José Augusto Pádua (UFRJ) e Paulo H. Martinez (UNESP), lançou o desafio de constituir um Grupo de Trabalho de História Ambiental junto à ANPUH. Foi elaborada uma carta aberta em que se argumentava sobre a relevância acadêmica e social de tal proposta. Naquele documento, o grupo ressaltava a importância da criação da Sociedade Latino Americana e Caribenha de História Ambiental (SOLCHA), em 2006 (SITE), a crescente produção acadêmica no Brasil e América Latina, bem como a realização de eventos em diferentes estados no país que, a cada ano, atraem um número maior de pesquisadores. A criação do GT em 2013 representa, portanto, o ápice de dois anos de organização, primeiramente em grupos estaduais (dentre eles, o nosso GT no Rio Grande do Sul), cumprindo as normas da ANPUH, até chegar ao grupo nacional.

     Dessa reunião de fundação, já saíram algumas decisões objetivas, relatadas em Ata, por Ely Bergo de Carvalho. Dentre elas, destacamos a não hierarquização da coordenação do GT Nacional. Foram eleitos quatro coordenadores - por unanimidade - para um mandato de 2 anos: os professores Dora Shellard Corrêa (UNIFIEO), Ely Bergo de Carvalho (UFMG e SOLCHA), José Augusto Pádua (UFRJ) e Regina Horta Duarte (UFMG). Serão elaborados uma lista de discussão por e-mail e um website. O nosso blog foi elogiado e tomado como referência na criação do site para o GT Nacional, menção que muito nos orgulha. Também foi decidido que o GT terá um evento nacional, o “I Encontro Nacional do GT de História Ambiental da ANPUH” que ocorrerá de forma concomitante com o “III Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações”, em 2014. Manifestou-se também a necessidade do GT marcar maior presença na próxima ANPUH-nacional, ampliando os Simpósios e talvez promovendo alguma Conferência (opções para discussão no próximo encontro), segundo relatou o colega Fabiano.

   Com o GT Nacional, cria-se também uma rede de pesquisadores institucionalizada, pelo vínculo com a ANPUH. Com isso, ganhamos mais um instrumento para contar a história ambiental do nosso país. Certamente a formalização do GT impulsionará ainda mais as pesquisas, atividades e eventos nessa área tão promissora da história. Nós do GT RS, acabamos de completar 1 ano de vida, e já estamos constatando o efeito na produção acadêmica de nosso estado: na II Jornada Gaúcha de História Ambiental teremos 37 comunicações, em 3 sessões simultâneas, o que representa um enorme crescimento, em relação à I Jornada, ocorrida em 2011.

     Uma observação interessante a fazer é que o GT Nacional foi criado na mesma data do nosso GT-RS, exatamente 1 ano depois, no mesmo 25 de julho. Esta parece ser uma data muito feliz para a História Ambiental brasileira!

     Saudamos a criação deste grupo, do qual também fazemos parte, e desejamos o maior sucesso, que certamente virá na produção cada vez maior e mais vigorosa na área e no despertar do interesse de um número crescente de estudantes e pesquisadores para escrever a história das interações humanas com as florestas, os rios, os animais, enfim, com toda a biodiversidade tão rica e maravilhosa do nosso país.

    Vida longa, muito longa ao GT História Ambiental ANPUH-Brasil!





segunda-feira, 29 de julho de 2013

Matéria sobre a II Jornada Gaúcha de História Ambiental

Matéria publicada no Jornal Agora (de Rio Grande-RS), na versão impressa - edição de 29-07-2013, p. 4 - e virtual divulgou o evento que estamos organizando juntamente com a FURG. 


Reproduzimos o texto abaixo:



Evento sobre História e Meio Ambiente em agosto no Cidec

Propor a articulação entre História e Meio Ambiente é um dos objetivos do evento que será realizado nos dias 8 e 9 de agosto, no Cidec-Sul da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Trata-se da 2ª Jornada Gaúcha de História Ambiental, proposta pelos cursos de graduação em História (Licenciatura e Bacharelado), Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), Mestrado em História e pelo Grupo de Trabalho (GT) de História Ambiental da Associação Nacional dos Professores de História (Anpuh/RS).
Conforme os organizadores, o evento se constitui num espaço de discussão acadêmica e de intervenção da História Ambiental. A proposta de articulação da História com o tema transversal Meio Ambiente vem do curso de História da Furg, vinculado à vocação da universidade (ecossistema costeiro) e à sua proposta de Educação Ambiental.
A jornada, em sua segunda edição, se cristaliza como um polo interdisciplinar deste debate, reunindo pesquisadores de vários Estados do Brasil que se propõem a discutir representações socioambientais, conflitos ambientais, visões de naturalistas do século 19, história do movimento ecológico, biografias históricas de atores sociais protagonistas da ecologia política, atuação de movimentos sociais, entre outros temas.
A jornada gaúcha, além de reunir pesquisadores de renome nacional, divulga os trabalhos realizados por professores e acadêmicos do curso de História e Gestão do Patrimônio Socioambiental. Além disso, é um dos eventos basilares para a fundação do GT Nacional de História Ambiental da Associação Nacional dos Professores de História.

Para ver a matéria no site original, clique AQUI.

Página da II Jornada  Gaúcha de História Ambiental:
http://educadorecohistorico.wix.com/caprojeto

terça-feira, 23 de julho de 2013

Cartaz da II Jornada Gaúcha de História Ambiental

Divulgamos o cartaz de convite à II Jornada Gaúcha de História Ambiental (FURG, Rio Grande-RS, 08 e 09 de agosto)


O prazo para submissão de resumos já terminou, mas você pode se inscrever como ouvinte até o credenciamento, no próprio evento, dia 08 de agosto. 



quarta-feira, 26 de junho de 2013

CONVITE: II Jornada Gaúcha de História Ambiental

É com muita satisfação que divulgamos o cartaz com a programação e as instruções para inscrição na 
II Jornada Gaúcha de História Ambiental, organizada em conjunto pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e GT História Ambiental Anpuh-RS.

Convidamos todos os estudantes, profissionais de História (professores, pesquisadores) e público em geral. 
O evento será em 08 e 09 de agosto de 2013, na FURG.
Confira  os detalhes abaixo.









segunda-feira, 10 de junho de 2013

Calendário dos próximos eventos em História Ambiental

       Divulgamos aqui os próximos eventos na área de História Ambiental e áreas afins, em que possam ser apresentados trabalhos sobre a dinâmica homem-natureza ao longo da história. 
       Anotem em suas agendas e bom trabalho a todos e todas!

2013

AGOSTO

II JORNADA GAÚCHA DE HISTÓRIA AMBIENTAL
08 e 09 de agosto de 2013

Rio Grande-RS, na FURG - Universidade Federal de Rio Grande

SETEMBRO

SIMPÓSIO no  II CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA REGIONAL
Relações Estado-sociedade na América Latina
24 a 26 de setembro de 2013
Universidade de Passo Fundo (UPF) – Passo Fundo/RS
Simpósio Temático de História Ambiental coordenado pela Profª Drª Eunice Sueli Nodari(UFSC) e Profª Drª. Lise Sedrez (UFRJ).


OUTUBRO

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL HISTÓRIA AMBIENTAL E DESASTRES
28 a 30 de outubro de 2013
Campus Santa Cruz – UNICENTRO – Guarapuava/PR



NOVEMBRO

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÕES SOBRE VULNERABILIDADE DOS DESASTRES SOCIONATURAIS
20, 21 e 22 de novembro de 2013
Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis.



III WORKSHOP INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DO AMBIENTE: HISTÓRIA DO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
27, 28 e 29 de novembro 2013
Universidade do Estado de Santa Catarina – Florianópolis, SC

Site: http://3wihaea2013.faed.udesc.br/


VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA
25 a 28 de novembro de 2013
PUCRS - Porto Alegre


2014

VII SIMPÓSIO DA SOCIEDADE LATINO-AMERICANA E CARIBENHA DE HISTÓRIA AMBIENTAL (SOLCHA)
Junho - Data exata a confirmar
Quilmes, Argentina


II CONGRESSO MUNDIAL DE HISTÓRIA AMBIENTAL
7 a 14 de Julho de 2014
Universidade do Minho (UM) – Guimarães, Portugal


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Chamada de artigos para dossiê sobre História Ambiental

 Prezados colegas,

divulgamos chamada para artigos para compor um dossiê sobre História Ambiental

Dossiê História Ambiental

A organização está a cargo do Vice-Coordenador do nosso GT, o Prof. Me. Fabiano Quadros Rückert (Doutorando em História na Unisinos)

O prazo para envio de artigos vai de 01 de Março até 30 de Abril de 2013.

O dossiê será publicado na Revista  Latino-americana de História (ISSN 2238-0620), que está hospedada no SEER. É uma revista eletrônica organizada e administrada por discentes pós-graduandos em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS.


Com periodicidade semestral, é dedicada à história latino-americana vista a partir de uma perspectiva multidisciplinar. Em caráter binacional, tem como unidades associadas o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UNISINOS, Brasil) e o Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL) da Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires (UNICEN, Argentina).


Link para a Revista: AQUI

Vale a pena participar. 

domingo, 17 de março de 2013

Evento Diálogos Brasil-EUA, Rio de Janeiro

De 12 a 15 de março de 2013, realizou-se no Museu do Meio Ambiente (Jardim Botânico, Rio de Janeiro), o evento "Simpósio Diálogo Brasil-Estados Unidos em História Ambiental. Os membros do GT História Ambiental-RS, Antonio Prestes e Elenita Pereira, estiveram presentes.

O evento contou com a presença de sete historiadores norte-americanos cujas pesquisas são referência para a história ambiental: Donald Worster, John McNeill, Linda Nash, Louis Warren, Martin Melosi, Nancy Langston e Thomas Dunlap. Importantes historiadores brasileiros também apresentaram suas pesquisas mais recentes.

O evento foi excelente, tanto pela organização, quanto pela qualidade das discussões. Temas importantíssimos para a história ambiental foram tratados, como agricultura; crescimento econômico; envenenamento do ambiente e das pessoas por agentes químicos; o código florestal; dimensões religiosas e rituais de populações tradicionais, que utilizam representações e elementos da natureza; saúde e ambiente; cidades e ambiente; clima; devastação florestal, etc.
Além disso, buscou-se iniciar uma agenda de cooperação Brasil-Estados Unidos, para futuras pesquisas em história ambiental. Vários pesquisadores comentaram sobre o alto o potencial comparativo entre as realidades brasileira e norte americana, como temática para interessantes estudos: os dois países possuem diferenças, mas também muitas similaridades, em diversas áreas, que os historiadores ambientais podem analisar.

No site do evento, você pode ouvir palestras e discussões das mesas e painéis apresentados. Acesse:

Abaixo, algumas fotos do evento:

Professores Nancy Langston, Thomas Dunlap e Martin Melosi

Professor Louis Warren

Professor Donald Worster e público do evento

Público assistindo ao evento

Professoras Lise Sedrez, Linda Nash, Lorelai Kury e Dora Correa