De 12 a 15 de março de 2013, realizou-se no Museu do Meio Ambiente (Jardim Botânico, Rio de Janeiro), o evento "Simpósio Diálogo Brasil-Estados Unidos em História Ambiental. Os membros do GT História Ambiental-RS, Antonio Prestes e Elenita Pereira, estiveram presentes.
O evento contou com a presença de sete historiadores norte-americanos cujas pesquisas são referência para a história ambiental: Donald Worster, John McNeill, Linda Nash, Louis Warren, Martin Melosi, Nancy Langston e Thomas Dunlap. Importantes historiadores brasileiros também apresentaram suas pesquisas mais recentes.
O evento foi excelente, tanto pela organização, quanto pela qualidade das discussões. Temas importantíssimos para a história ambiental foram tratados, como agricultura; crescimento econômico; envenenamento do ambiente e das pessoas por agentes químicos; o código florestal; dimensões religiosas e rituais de populações tradicionais, que utilizam representações e elementos da natureza; saúde e ambiente; cidades e ambiente; clima; devastação florestal, etc.
Além disso, buscou-se iniciar uma agenda de cooperação Brasil-Estados Unidos, para futuras pesquisas em história ambiental. Vários pesquisadores comentaram sobre o alto o potencial comparativo entre as realidades brasileira e norte americana, como temática para interessantes estudos: os dois países possuem diferenças, mas também muitas similaridades, em diversas áreas, que os historiadores ambientais podem analisar.
No site do evento, você pode ouvir palestras e discussões das mesas e painéis apresentados. Acesse:
Professores Nancy Langston, Thomas Dunlap e Martin Melosi
Professor Louis Warren
Professor Donald Worster e público do evento
Público assistindo ao evento
Professoras Lise Sedrez, Linda Nash, Lorelai Kury e Dora Correa
Nenhum comentário:
Postar um comentário